Um dos grandes desafios do nutricionista é saber comunicar da melhor forma possível a ciência criada por outros. Tem de ter o máximo cuidado para que aquilo que vai transmitir seja o mais fiável possível e para que possa ser apreendido pelo púbico-alvo. E para conseguir isto o nutricionista deve sempre verificar a qualidade da informação e descodificá-la tornando-a mais simples e mais acessível a todos.
O facto de nem todos os investimentos na área da nutrição se traduzirem na melhoria da saúde também constitui um problema, visto fazer com que existam muitas investigações e publicações científicas sobre produtos sem muito interresse nutricional. E isto acontece porque quem financia as investigações são as pessoas que produzem determinados produtos e que querem ver os seus produtos divulgados. Aqui o papel do nutricionista passa por filtrar as informações existentes, e pensar se valerá a pena olhar apenas para a ciência.
O nutricionista deve ser neutro quando comunica, e ter como principal objectivo o bem-estar e a promoção da saúde da população, mas é claro que nem sempre isto acontece...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário